A Ervateira da Vila está localizada em Cruz Machado, na região sul do Paraná. A cidade recentemente tornou-se a maior produtora de erva-mate do Paraná. No ano de 2017, o município produziu 85.000 Toneladas de erva-mate*. Na cidade, há cerca de 2.500 famílias que trabalham com cultivo do arbusto. Presente na cidade há mais de 80 anos, nossa família tem a honra de conhecer esses produtores e o orgulho de poder contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade.
O município está localizado no coração da região de ervais nativos. Estas plantas produzem a erva-mate nativa, que apresenta qualidade superior de cor e sabor. Os ervais nativos, como o próprio nome diz, são árvores que não foram plantadas pelo homem, mas sim originais da mata nativa da região.
Estes ervais são sombreados por árvores mais altas, garantindo uma produção mais leve de taninos, o que evita o sabor amargo e cor amarelada de plantas muito expostas ao sol. A erva-mate nativa é rara, por estar limitada a uma região específica. Cruz Machado é privilegiada por estar no coração dessa região.
Aproveitando a experiência da cultura dos ervais nativos, os produtores cruz-machadenses também cultivam ervais plantados. Está cada vez mais popular a técnica de cultivo dessa árvores no meio de sombras de outras árvores mais altas. Com a sombra, o produtor consegue replicar a qualidade da erva-mate nativa, pois as sementes, a terra e o contato com o sol são os mesmos. Esse tipo de erva-mate é conhecida como sombreada.
Mesmo os ervais plantados em Cruz Machado possuem qualidade diferenciada, pois o município tem clima, relevo, terroir e vegetação ideal para o cultivo da planta. Cruz Machado não é uma cidade ensolarada e quente. Os frequentes tempos nublados e amenos da cidade garantem a qualidade da erva-mate. Além disso, tem relevo montanhoso, o que promove uma estabilidade maior da cultura. O relevo acidentado evita a concorrência com outras culturas mecanizadas.
O município também está localizado na estratégica região do sul do Paraná. A cidade fica no centro dos maiores consumidores de erva-mate do país. Estamos a menos de 200 km da fronteira do Rio Grande do Sul e a menos de 50 km de Santa Catarina. O Paraná também faz fronteira com o Mato Grosso do Sul, outro importante consumidor de erva-mate. Para o consumidor do Mato Grosso, o Paraná é o Estado produtor mais próximo.
Para comemorar a vocação produtora de erva-mate, anualmente o município promove a Festa da Erva-Mate. Venha conhecer Cruz Machado e matear conosco! https://www.vvale.com.br/cbnvaledoiguacu/cbn-manha-de-noticias/8a-festa-da-erva-mate-de-cruz-machado-conhece-sua-rainha-e-princesas/